terça-feira, 16 de julho de 2013

PROJETO SOCIAL DO ATLETISMO DE PARANAVAÍ É DESTAQUE NA FASE FINAL DOS 60º JOGOS ESCOLARES DO PARANÁ EM GUARAPUAVA

   Cinco medalhas de ouro e quatro de prata foi o saldo dos alunos que representaram Paranavaí nos Jogos Escolares do Paraná - fase final, realizado entre os dias 02 e 05 de julho em Guarapuava. Apesar do frio, os atletas mostraram muita garra e disposição durante as disputas na pista de Atletismo.
No Lançamento do Dardo, Paranavaí manteve a tradição de vitórias e foi absoluta, levando o título no masculino e no feminino. Lucas Emanuel da Silva Araújo, o “Luquinha” de 14 anos lançou 40.72 metros em sua 3ª tentativa e garantiu o primeiro lugar. Ele conheceu o Atletismo no fim do ano passado no Projeto do Jardim Morumbi e nas palavras do garoto ainda eufórico pela vitória: “Comecei ano passado porque um amigo me convidou. Meu professor disse que eu levava jeito no dardo, então me esforcei (...) estou muito feliz e ansioso para representar o Paraná e viajar de avião hahaha” brinca ele se referindo a vaga conquistada para os Jogos Escolares da Juventude que será realizado em setembro da cidade de Natal-RN.
   A aluna do Col. Unidade Pólo Diovana Karina Araújo ganhou com folga sua prova com um lançamento de 30 metros contra 23.73 da segunda colocada. Diovana ainda garantiu a medalha de prata no arremesso do peso com 9.04 metros: “Estou muito feliz com o primeiro lugar e quero melhorar ainda mais”. A atleta é bolsista do programa Talento Olímpico Paranaense - TOP 2016 do Governo do Paraná e promete reforçar ainda mais os treinamentos com o prof. Aguinaldo Souza dos Santos para representar Paranavaí e o Paraná na competição nacional.
 Uma das provas mais disputas da competição foi o 80 com Barreiras feminino e Paranavaí levou a melhor com a vitória da atleta Letícia Venâncio do Col. Estadual de Paranavaí. Ela é treinada pelo Prof. Leandro Lopes desde o ano passado e logo se destacou nas corridas com barreiras devido ao seu perfil atlético, como afirma seu técnico: “Letícia é um talento e tem a genética de uma família de grandes atletas. Ela tem todos os atributos para se tornar uma atleta olímpica”. Com o tempo de 13.82 contra 14.07 da 2ª colocada, ela garantiu o lugar mais alto do pódio e é uma das esperanças de medalha do Paraná nos Jogos Escolares da Juventude.
 No salto em altura também deu Paranavaí no masculino e no feminino com a vitória de Natiély Gauze de Souza, do Col. Curitiba e Thiago Bertelli Sanches do Col. Leonel Franca. Em disputa acirrada com o 2º colocado, Thiago, de 14 anos, conseguiu a vitória quando ultrapassou a altura de 1.58 metros, garantindo a medalha de ouro e vaga na etapa nacional.
 O mesmo aconteceu com Natiély que melhorou sua marca pessoal e garantiu o bicampeonato dos Jogos Escolares com um salto de 1.55 metros. Ao final do evento, o Atletismo de Paranavaí recebeu outro presente: Natiély Gauze recebeu a premiação de melhor atleta no feminino da competição devido ao seu padrão técnico alcançado no salto em altura, apesar das condições da pista. Com 1.55 ela é atualmente a 4ª melhor atleta do Brasil até 15 anos.
 Além desses, os garotos de apenas 13 anos Danilo Moura do Col. Marins de Camargo e Sérgio Pelissario do Col. Flauzina Dias Viegas foram vice-campeões dos 75 metros e do Lanç. do Disco, respectivamente. O atleta Israel Pereira também do Col. Flauzina foi vice-campeão do Lanç. do Dardo com 39.14 metros, fazendo dobradinha paranavaiense na prova.
Representaram Paranavaí atletas mais novos que alcançaram importantes colocações: Reicon Santos no Lanç. do Dardo; Milena Keri e Mayéllen Cabral no Lanç. do Disco; Sthéfane Santos no Altura; Lorena Santos e Natasha Pina nos 80 c/ barreiras; Poliana Vieira, Tais de Jesus e Fernanda no Revezamento 4x75 metros; Érica Venâncio no Salto em Distância; Carlos Alexandre, Gabriel Leite e Luan Bispo no Salto em Altura; Rian Oliveira, Raisson José e João Victor Carvalho nos 80 c/ barreiras.
  Os Jogos Escolares do Paraná é uma das principais iniciativas socioesportivas para integração e socialização da população paranaense de todas as regiões, além disso, é determinante no fortalecimento do desporto e o paradesporto estadual. Os campeões garantem uma vaga na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude (antiga Olimpíadas Escolares) que acontece entre os dias 5 e 14 de setembro em Natal no Rio Grande do Norte. Paranavaí tem 05 representantes garantidos e mais 02 pré-convocados.
  A Associação de Atletismo de Paranavaí desenvolve diariamente há mais de 30 anos, um projeto que utiliza o Atletismo como ferramenta para formação da cidadania na pista de terra do CEP e Jd. Morumbi com reconhecidos resultados para Paranavaí, Paraná e Brasil. Atualmente são mais de 120 pessoas beneficiadas diretamente pelo projeto com a participação em competições e viagens, bolsa-atleta para manutenção esportiva, uniformes e alimentação nos horários de iniciação esportiva.
 Os atletas treinam sob a orientação dos professores Ademir Nicola Francisco, Aguinaldo dos Santos, Leandro Lopes e Eduardo Gauze Alexandrino. A equipe conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Paranavaí através  da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEMEL), Caixa Econômica Federal e Instituto AOCP.



Nenhum comentário:

Postar um comentário