terça-feira, 28 de setembro de 2010

Juventude com campeões sábado

Das 940 equipes que disputam a fase regional dos 24.º Jogos da Juventude do Paraná (Jojup's), nas oito sedes, menos de 150 terão mais motivos para comemorar ao final da disputa neste sábado (25/9), em Campo Largo, Carambeí, Faxinal, Goioerê, Medianeira, Marialva, São Jorge do Oeste e Santo Antônio da Platina. São as classificadas para a fase final da competição, de 19 a 28 de novembro, em Foz do Iguaçu.



A fase regional teve início dia 17 de setembro com a participação de mais de 12.500 atletas representando 256 municípios – números recordes (superados os de 2008, de 223 municípios, 842 equipes e 11.192 atletas). Na fase regional participam apenas as equipes da Divisão B das modalidades coletivas (basquete, futebol, futsal, handebol e vôlei), bem como as de vôlei de praia e xadrez em divisão única. Elas disputam vaga para a fase final.

Jogo em Marialva entre Colorado (branco) e Paranavaí
 
Na fase final, em Foz do Iguaçu, serão disputadas outras modalidades: atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis e tênis de mesa. Também vão direto para a fase final as equipes da Divisão A das modalidades coletivas (basquete, futebol, futsal, handebol e vôlei) e mais as sete melhores duplas do vôlei de praia em 2009, por sexo. Os Jogos da Juventude do Paraná são realizados pela Paraná Esporte em parceria com as cidades-sedes.


Como cidade-sede da fase final, Foz do Iguaçu tem a classificação automática de suas equipes da Divisão B nas modalidades coletivas, bem como as duplas de vôlei de praia e os atletas do xadrez. Participam dos Jogos da Juventude seleções municipais com atletas até 18 anos de idade. Fora o futebol, só para o sexo masculino, e a ginástica rítmica, só feminino, as demais são disputadas pelos dois sexos.
 
Paranavaí (azul) x Maringá, em Marialva
 

Vão para a fase final todos os campeões das modalidades coletivas e alguns vices-campeões das regionais com maior número de participantes. No vôlei de praia e xadrez o sistema de classificação é diferente. Classificam-se os campeões e todos os vices-campeões. No caso do xadrez, além da prova convencional, vão para a final os dois melhores atletas dos quatro tabuleiros do rápido e relâmpago.


Neste último dia de disputa serão definidos os classificados das modalidades mais concorridas, principalmente os de futsal, que tem maior número de participantes: 283 equipes (107 do sexo feminino e 176 do masculino). O vôlei de praia foi a primeira modalidade a encerrar seus jogos na fase regional. Também já são conhecidos todos os classificados do xadrez e a maioria do basquete, além de vários campeões de handebol e vôlei.

Governo do Paraná


Secretaria de Estado da Educação

Paraná Esporte

Coordenação da Comunicação

Moacir Domingues

Fotos de Ivan Amorin

Nenhum comentário:

Postar um comentário