sábado, 28 de janeiro de 2017

COMEÇA A 40ª EDIÇÃO DO CIVOM

Teve início na noite dessa sexta-feira (27/01) mais uma edição do tradicionalíssimo Campeonato Interno de Vôlei Misto-CIVOM. Aproxidamente 100 pessoas estiveram presentes no Ginásio de Esportes Antônio Lacerda Braga-Lacerdinha para prestigiar a abertura do evento, que contou com a presença do Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Rafael Octaviano, juntamente com os diretores Samuel Gomes, Leandro Castro, João"Magal" Segré e os representantes da Associação Paranavaiense de Voleibol-APAVOL e da Sociedade Paranavaiense de Desportos e Cultura-SPDC.

Na ocasião, o secretário fazendo o uso da palavra, relatou a importância dessa conceituada competição e expôs ideias que serão executadas pela secretaria nessa gestão, como a retomada do projeto de vôlei de rua. Evento este, que já fez parte do calendário esportivo do Município.






Em seguida, o representante do SPDC deu como aberta a 40ª edição do Civom. Realizando o juramento dos atletas, Alberto Shimazaki, falou em nome dos atletas. Logo em seguida, se deu inicio a 1º rodada da competição.

O CIVOM é promovido pelo SPDC (Sociedade Paranavaiense de Desportos e Cultura), mas com o incansável trabalho do Profº Mario Ohe, com o apoio da SEMEL (Secretaria de Esporte e Lazer de Paranavaí ), e do SESC (Serviço Social do Comércio).





Abaixo um breve histórico do Campeonato

O CIVOM (Campeonato Interno de Vôlei Misto), já faz parte da cultura paranavaiense, só perdendo para a Exposição Feira Agropecuária, FEMUP e Taça Diário do Noroeste (FUTSAL) em termos de edições.

Ele teve início em 1978, numa realização da SPDC (Clube Japonês) e foi idealizado pela Profª Izabel Obara e Profº Mario Ohe.

A princípio somente sócios da SPDC, podiam participar deste campeonato, daí o "Interno", e eram jogados nas quadras do mesmo clube. Mas à partir de 1980, foi aberto à convidados e já começaram a ser disputados no ginásio de esportes Lacerda Braga, onde permanece até nos dias de hoje.

A principal característica deste campeonato, é que as equipes são sorteadas, não podendo ser inscritas equipes prontas. O atleta de inscreve, a Organização do CIVOM separa os atletas por grupos e em um dia pré-estabelecido é feito o sorteio na frente de todos os presentes.
- De 1978 até 1987 tínhamos só 1 (uma) categoria
- De 1988 à 1997 tivemos 2 (duas) categorias: A e B
- De 1998 à 2012 tivemos 3 (três) categorias: A, B e C
- De 2013 em diante, 4 categorias: A, B, C e MASTER.

CLASSE A:
Para atletas do sexo masculino que tenham participado recentemente dos Jogos Abertos do Paraná ou Jogos da Juventude do Paraná.
CLASSE B:
Para atletas ou pessoas do sexo masculino e feminino que já tenham jogado ou que tenham uma boa noção da modalidade.
CLASSE C:
Para atletas ou pessoas do sexo masculino e feminino que sejam iniciantes ou que joguem a modalidade como uma forma de diversão.
MASTER:
Para ex-atletas ou pessoas que já tenham jogado a modalidade e que se encaixem nestes quesitos:
a) masculino - que tenham acima de 40 anos.
b) feminino - que tenha acima de 35 anos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário