domingo, 18 de novembro de 2012

Londrina é o grande campeão dos Jogos da Juventude, Paranavaí ficou o 10º Lugar

Neste sábado (17.11) em São José dos Pinhais no encerramento dos Jojup's uma verdadeira festa foi organizada para premiar um novo ciclo esportivo no Paraná. Com dois anos da nova gestão e quase findando o primeiro ano de existência da Secretaria de Estado do Esporte, os números e os resultados qualitativos expressam que os municípios valorizam ainda mais as competições organizadas pelo Governo do Estado. Depois de três anos afastado, o título de Campeão Geral dos Jogos da Juventude do Paraná voltou a cena em grande estilo com uma disputa que enalteceu o investimento esportivo nos jovens talentos paranaenses. Último campeão na edição de 2008, Londrina voltou a dominar a competição e ficou com o título com 47 pontos de vantagem sobre Maringá, que terminou a competição com 422 pontos. Curitiba completou o pódio dos vencedores ao contabilizar 403 pontos.

Para o Presidente da Fundação de Esportes de Paranavaí, este ja era um resultado esperado, tendo em vista que não participamos na Fase Final com as modalidades coletivas, pois, não conseguimos passar da Fase Regional com os esportes coletivos. Para Paulo Cesar Franzini este tambem é o pior desempenho de Paranavaí nos ultimos 4 anos o que acende uma luz vermelha para os próximos anos, porem, tambem lembra que a mudança nos critério de classificação final ajudou a colocar nossa classificação tão lá ataz, mas, lembra que nestes 4 anos de Administração do Prefeito Rogério Lorenzetti, nossa cidade se manteve brilhantemente entre as 10 potencias do esporte amardor do Paraná e que em administrações passadas era comum a classificação ficar até 13º colocado. Para o Presidente os destaques foram o Atletismo, Xadrez e Volei de Praia. Paulo Franzini agradece a todos os técnicos, dirigentes e atletas pelo desempenho nos jogos, mostrando mais uma vez que Paranavaí continua no caminho certo, vale lembrar que todas as cidades que se classificaram na frente de Paranavaí, possui duas coisas importantes, primeiro são todas com população superior a 100 mil habitantes e segundo possuem investimentos muito maiores no esporte.
Campeão: Londrina (469 pontos)

Vice-Campeão: Maringá (422 pontos)

3º Lugar: Curitiba (403 pontos)

4º Lugar: Cascavel (344 pontos)

5º Lugar: Ponta Grossa (290 pontos)

6º Lugar: Foz do Iguaçu (230 pontos)

7º Lugar: Campo Mourão (193 pontos)

8º Lugar: Toledo (136 pontos)

9º Lugar: São José dos Pinhais (120 pontos)

10º Lugar: Paranavaí (98 pontos)

Campeão do Troféu Disciplina

Outro troféu entregue no apagar das luzes dos Jojup's é o Troféu Disciplina, denominado Troféu Lourival Gonçalves dos Santos, que premia a delegação com os melhores índices de disciplina no decorrer dos jogos obedecendo critérios de cartões e advertências nas competições e também os julgamentos junto ao Tribunal de Justiça Desportiva dos Jojup's.

O troféu nem precisou ser transportado para longe de onde foi entregue, ele vai abrilhantar a galeria de troféus do recém inaugurado Ginásio Max Rosenmann, pois o título ficou com São José dos Pinhais. Em segundo ficou Rolândia e a terceira colocação ficou Astorga.

Avaliação dos Jogos

O Secretário Evandro Rogério Roman esteve durante a competição em São José dos Pinhais e considerou que os Jogos da Juventude é uma ferramenta primordial para a evolução do atleta paranaense. Segundo Roman, a competição que iniciou em 1987 preenche a lacuna existente entre os Jogos Escolares e os Jogos Abertos que já existem há mais de 50 anos.

"Tivemos algumas alterações nos formatos dos Jogos Escolares e dos Jogos Abertos e também com alteração de idade dos Jogos da Juventude. Os municípios compraram essa ideia que funcionou neste ano. São José dos Pinhais mostrou que está entre os grandes centros esportivos do Estado, recebeu bem a competição e a equipe da secretaria de esportes do município está de parabéns pela organização." completou o Secretário.

Na avaliação do Coordenador Geral dos Jojup's, Luis Antonio Costenaro a realização do 26º Jogos da Juventude do Paraná é um marco importante para o esporte paranaense, primeiro porque desmistificou a não realização de competições longe do triangulo formado entre Londrina, Foz do Iguaçu e Pato Branco, e também porque coloca a cidade de São José dos Pinhais como uma das grandes forças do esporte paranaense.

"Tivemos uma edição sem muitos problemas, normal e dentro dos padrões exigidos, aliás, em alguns casos a estrutura oferecida foi até melhor do que é recomendado. Voltamos a ter a rivalidade sadia entre os municípios na luta pelo título de campeão geral, e isso é esporte, onde vencedores respeitam os seus adversários e os perdedores sabem reconhecer a conquista do oponente," completou Luis Antonio Costenaro.

A 26º edição dos Jogos da Juventude do Paraná foram realizados pelo Governo do Estado do Paraná, com a organização da Secretaria de Estado do Esporte em parceria com a Prefeitura de São José dos Pinhais e com o patrocínio da Renault.


Texto: Jandrey Vicentin

Nenhum comentário:

Postar um comentário