segunda-feira, 2 de abril de 2018

MAIS DE 700 ATLETAS PARTICIPAM DA FASE MUNICIPAL DOS JOGOS ESCOLARES DO PARANÁ


Mais de 700 atletas de 18 escolas estaduais e particulares de Paranavaí estão participando da fase municipal dos Jogos Escolares do Paraná, que começou nesta segunda-feira (2) com uma cerimônia de abertura nos moldes olímpicos. São adolescentes com idades entre 12 e 17 anos, competindo em quatro modalidades – basquete, futsal, handebol e vôlei. As dezesseis equipes vencedoras (uma de cada categoria, feminino e masculino) vão para a fase regional dos Jogos Escolares, que acontece de 4 a 10 de maio em Paraíso do Norte. Na sequência, os atletas ainda podem participar das fases macrorregional e final.

“Este número de atletas é maior do que a fase regional de determinados Núcleos de Educação. Paranavaí tem uma participação muito grande nesta primeira etapa, que é a municipal. Daqui sairão as equipes que vão representar a nossa cidade nas próximas fases dos Jogos. A competição é uma oportunidade de integração entre os alunos das escolas estaduais e particulares de Paranavaí, e uma chance de se despontarem novos talentos do esporte”, destacou o chefe do Núcleo Regional de Educação, Pedro Baraldi.

Para o secretário de Esportes, Rafael Octaviano, a fase municipal é o momento mais marcante para as equipes da cidade durante os Jogos Escolares. “A gente se remete ao passado quando vê essa quantidade de adolescentes participando da competição. Eu, especialmente, vesti algumas destas camisas, representando os colégios da nossa cidade, e fico muito feliz em ver a participação maciça de Paranavaí nos Jogos Escolares do Estado. A fase municipal é uma fase de qualificação das equipes para a fase regional, e isso faz com que a competição entre as equipes do município tenha um apelo até maior do que as fases mais específicas que vêm pela frente. Apesar de os Jogos Escolares fazerem parte do calendário da Secretaria de Esporte e da Secretaria de Educação do Estado, o município sempre foi parceiro e sempre será, para que as competições aconteçam da melhor forma possível. Nosso desejo é que a disputa aconteça apenas dentro da quadra e que fora dela haja a amizade, o companheirismo, a boa convivência entre todos”, afirmou.

Na abertura do evento, o vereador Irmão Barini representou a Câmara Municipal e incentivou: “Aproveitem a oportunidade que estão tendo para serem homens e mulheres de bem para o futuro. No esporte, podemos ter atletas que vão se despontar para representar o nosso Estado e também o nosso país. Que os Jogos sejam, acima de tudo, uma chance de fazer novas amizades, de competir saudavelmente, com respeito, e de exercitar sua cidadania. A Câmara está sempre à disposição para aprovar projetos que incentivem o esporte e colaborar para que tenhamos muitos adolescentes e jovens do bem em nossa cidade”, enfatizou.

Quem fez a abertura oficial da fase municipal dos Jogos Escolares foi o prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes (Delegado KIQ). “Disputei vários campeonatos como este e nunca venci, mas nem por isso eu briguei com nenhum colega ou desisti de continuar praticando esportes. Os maiores aprendizados que tive na vida, não aconteceram na vitória, e sim na derrota. Porque é no momento da derrota que conseguimos refletir sobre o que fizemos de errado para poder ter sucesso depois.  Quando praticamos um esporte coletivo, dependemos dos colegas para chegar a um resultado positivo. É importante que toda a disciplina que os atletas têm dentro da quadra, seja levada para o dia a dia, e certamente vocês terão sucesso na vida”, incentivou o prefeito.

A abertura dos Jogos Escolares aconteceu no Ginásio Lacerda Braga e reuniu as principais lideranças do segmento esportivo de Paranavaí, além do assessor Fábio Ferreira de Souza, representando o deputado estadual Tião Medeiros; do representante da Paraná Esportes, Jorge Casagrande, e da representante do Núcleo Regional de Educação, Iara Cardoso, que está na organização da fase municipal dos Jogos Escolares.

Os primeiros jogos desta segunda-feira (2) aconteceram no Ginásio Lacerda Braga. A partida de futsal feminino, categoria B, foi entre as equipes da Fatecie Max e Colégio Objetivo. Já a partida do futsal masculino, categoria B, foi entre as equipes do Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto (Unidade Polo) e Colégio Nossa Senhora do Carmo (Paroquial). As disputas da fase municipal dos Jogos Escolares do Paraná vão até o próximo sábado, dia 7, e os jogos estão programados para acontecer no Ginásio Antônio Lacerda Braga (Lacerdinha), Ginásio Bola na Rede e Complexo Esportivo do SESC.  
   


Fonte: Prefeitura Municipal de Paranavaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário