O município de Paranavaí vem tratando há meses sobre a reforma das 23 Academias da Terceira Idade (ATIs) que estão espalhadas por toda a cidade. Nesta semana, a Secretaria de Esportes e Lazer (Semel) recebeu a visita de um especialista da área que fez orientações sobre os procedimentos que devem ser realizados.
“Nós estamos em contato com um técnico especialista na área há algum tempo para que nossas ATIs fiquem em perfeitas condições de uso. Desde que esses equipamentos foram instalados, temos feito pontualmente algumas manutenções, mas também queremos fazer reformas completas e, assim, permitir que a população possa utilizar a ATI com segurança e qualidade”, disse o secretário de Esportes e Lazer, Rafael Octaviano.
O especialista Wilson Matsunaga verificou todas as ATIs de Paranavaí e constatou alguns problemas. “É possível notar certo desgaste nos equipamentos, pois eles nunca passaram por qualquer reforma ou manutenção. Fui responsável pela instalação e entrega de algumas ATIs aqui na cidade anos atrás e sempre orientei sobre a necessidade de manutenção contínua. Alguns equipamentos já têm mais de 10 anos de uso e não podem ficar do jeito que está”, ressalta.
Outro problema relatado por Wilson é quanto à localização das ATIs. “Algumas academias estão em lugares que não deveriam estar. Uma ATI não pode estar instalada em uma praça em uma rotatória, pois é de difícil acesso para os idosos. É neles que precisamos pensar. Além disso, esses equipamentos deveriam estar próximos a uma unidade de saúde para que profissionais pudessem, sempre que possível, supervisionar as atividades dos idosos”, explica o especialista.
Para colocar em perfeitas condições de uso cada ATI da cidade, a Secretaria de Esportes já estuda como fazer a reforma dos equipamentos e a manutenção a longo prazo. “Nós queremos que a população utilize os equipamentos com qualidade e segurança. Faremos o que for possível para que em breve as ATIs estejam reformadas”, finalizou Rafael.
Lembrando que a Secretaria de Esportes administra o grupo “Amigos da ATI” no aplicativo WhatsApp. Nele, moradores dos bairros onde existam as academias repassam necessidades e demandas das ATIs. Para entrar no grupo, basta mandar uma mensagem solicitando a participação para o número 99748-3006 (Chuí) e identificar qual o bairro do morador e a ATI mais próxima.
Fonte: Prefeitura Municipal de Paranavaí