sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

SECRETÁRIO DE ESPORTE E TURISMO DO PARANÁ SE REÚNE COM MUNICÍPIOS EM MARINGÁ

No auditório do Colégio Adventista uma plateia de  aproxidamente200 pessoas, representando 60 municípios. Acadêmicos, profissionais de educação física, professores e de outro ramo profissionais. O cronograma sofreu alteração apenas em sua abertura, que teve a auditora fiscal da Receita Estadual do Paraná, Marta Gambini, coordenadora do Programa Nota Paraná da Receita Estadual, que falou sobre ´Nota Paraná: Uma fonte de renda para o esporte e lazer paranaense.
Na sequência, após o evento na AMUSEP, o secretário de Estado de Esporte e Turismo, Douglas Fabrício, citou sobre força do esporte estadual, das quadras multiuso, e da ideia de se colocar em prática a lei estadual do esporte, momento em que foi bastante aplaudido.
Também realizaram palestras, o presidente da Paraná turismo, Jacó Garcia Gimenes - ´O esporte e o Turismo como áreas estratégicas para o desenvolvimento do Paraná´.
O presidente do CREF9/PR, Antonio Eduardo Branco, sobre ´O papel do profissional de Educação Física nas políticas públicas do Esporte e Lazer no Paraná´.



O evento estadual terminou com o professor e pesquisador docente de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Décio Roberto Calegari. E o assunto de muito interesse aos presentes, que realizaram vários questionamentos. ´Captação de recursos para Projetos Esportivos e Sociais: elaboração de projetos, fontes de recursos e prestação de contas.

O evento “Projetos Esportivos e Sociais – alternativas de financiamento” contou com a participação de acadêmicos e professores de educação física, e profissionais graduados em outras áreas, como no jornalismo, administração de empresa, ciências contábeis, direito, turismo, marketing, pedagogia, odontologia, gastronomia, ciências biológicas, informática, administração pública, geografia, além de estudantes do ensino médio e professor aposentado, que representaram os municípios de Alto Paraná, Amaporã , Andirá, Ângulo, Apucarana, Arapongas, Assaí, Astorga, Atalaia, Barra do Jacaré, Campo Mourão, Colorado, Corbélia, Cornélio Procópio, Cruzeiro do Sul, Doutor Camargo, Floraí, Floresta, Florestópolis, Flórida, Goioerê, Guairaçá, Guairá, Iguaraçu, Itaguajé, Itambé, Ivaiporã, Jandaia do Sul, Loanda, Lobato, Londrina, Mandaguaçu, Mandaguari, Marialva, Mandaguari, Maringá, Munhoz de Mello, Nossa Senhora das Graças, Nova Esperança, Ourizona, Paiçandu, Paraíso do Norte, Paranacity, Paranavaí, Ponta Grossa, Porto Rico, Roncador, Rondon, Santa Fé, Santa Isabel do Ivaí, Santo Inácio, São Carlos do Ivaí, São Jorge do Ivaí, São Pedro do Paraná, Sarandi, Terra Rica, Tuneiras do Oeste, Uniflor, Uraí e Vera Cruz do Oeste.


Foi realizado por intermédio do Escritório Regional de Maringá, e teve o apoio institucional da Secretaria de Estado da Educação (SEED), através do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Maringá, Rede de Turismo Regional (RETUR), Colégio Adventista de Maringá, Conselho Regional de Educação Física do Paraná (CREF9/PR), Maringá Convention & Visitors Bureau e Associação Comercial de Maringá.



Fonte: Orlando Gonzalez

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

PARANAVAÍ ESTREIA COM VITÓRIA NA LIGA NORTE NOROESTE DE BASQUETEBOL ADULTO AMADOR

Teve início neste domingo (19/02)  o 1º Circuito de Basquetebol da Liga Paraná Norte Noroeste de Basquetebol Adulto Amador com  a participação 7 equipes (CAMBÉ, CIANORTE, NOVA LONDRINA, LOANDA, PARAÍSO DO NORTE, PARANAVAÍ, PLANALTINA DO PARANÁ). a 1ª rodada aconteceu no Ginásio de Esportes João de Deus de Almeida, na cidade de Cambé (19/02), . O selecionado de Paranavaí enfrentou a equipe de Planaltina do Paraná e venceu pelo placar de 100x22. A próxima fase será em Loanda no dia 19/03/17, no ginásio João Margato.



A equipe teve o apoio da Prefeitura Municipal de Paranavaí, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer- Semel.


Fonte: Associação de Basquetebol de Paranavaí

ACORRENOR PROMOVE DESAFIO DE 5 HORAS DE CORRIDA EM PARANAVAÍ



O Desafio Acorrenor – 5 horas de corrida tem o objetivo de promover a integração e o incentivo à pratica de esportes, convidando a população para que junto com os atletas da Acorrenor e Atletimo venha correr em prol da saúde. Cada pessoa determina a hora e quanto vai correr, o evento não tem caráter competitivo.
O evento terá a duração de 5 horas, iniciando as 07:00 e finalizando as 12:00, o percurso será na pista de atletismo do Colégio Estadual de Paranavaí, um circuito de 400 m. Cada participante será responsável pela marcação do número de voltas, tempo ou quilômetros percorridos, para que assim seja quantificada a quilometragem total percorrida durante a realização da prova.
Será montada uma estrutura para que possamos atender todos os participantes do desafio.
• Água
• Frutas
• Medalha de participação (limitadas).
• Som
• Tendas
Venha correr com a Acorrenor em prol da saúde!!!
Corra quanto puder e supere seus limites…
Local: Pista de atletismo do Colégio Estadual de Paranavaí.
Data: 05/03 das 7:00 as 12:00
Realização: ACORRENOR E ATLETISMO PARANAVAÍ
Apoio: Prefeitura de Paranavaí – SEMEL – SESC – UNIMED – RPC
FAÇA O SEU DESAFIO CORRENDO!

Fonte: Sampaio SóNotícias

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

PREFEITURA MUNICIPAL ABRE EDITAL DE CREDENCIAMENTO DO CHAMAMENTO PÚBLICO PARA AS ASSOCIAÇÕES ESPORTIVAS


A Prefeitura de Paranavaí divulgou nesta quinta-feira, dia 16 de fevereiro, o Edital de Credenciamento de Organizações da Sociedade Civil, que abre inscrições para que as entidades sem fins lucrativos possam formalizar parcerias junto às secretarias municipais e a Fundação Cultural.



Os interessados devem preencher a Ficha de Solicitação de Credenciamento e entregar no Setor de Protocolo Geral do município no prazo de 5 dias úteis, contados a partir do dia 16.

Confira o Edital completo  abaixo:




Prefeitura do Município de Paranavaí
Paço Municipal Prefeito “Antônio José Messias”
ESTADO DO  PARANÁ

EDITAL DE CREDENCIAMENTO DE ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL PARA FORMALIZAÇÃO DE PARCERIAS COM O MUNICÍPIO DE PARANAVAÍ


O Município de Paranavaí, pessoa jurídica de direito público interno, com sede na Rua Getúlio Vargas, n° 900, centro, inscrito no CNPJ sob n° 76.977.768/0001-81, torna público, para ciência dos interessados, que estão abertas as inscrições para o processo de CREDENCIAMENTO DE ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL, sem finalidades lucrativas, tendo como objetivo a habilitação para a formalização de parcerias, junto às Secretarias Municipais e Fundação Cultural, nos moldes da Lei Federal n.º 13.019, de 31 de julho de 2014.

Os interessados deverão preencher a Ficha de Solicitação de Credenciamento, conforme Modelo ANEXO I, que deverá ser entregue no Setor de Protocolo Geral do Município, no prazo de 5 (cinco) dias úteis, contados a partir do dia 16 de fevereiro do corrente ano, inclusive, no horário das 08:00 às 11:30 e das 13:30 às 17:00 horas, acompanhada dos seguintes documentos:

a) Cópia autenticada do Estatuto Social e de eventuais alterações (cópia atualizada), sendo que tais normas de organização interna devem prever, expressamente:
1. objetivos voltados à promoção de atividades e finalidades de relevância pública e social;
2. que, em caso de dissolução da entidade, o respectivo patrimônio líquido seja transferido a outra pessoa jurídica de igual natureza que preencha os requisitos da Lei Federal nº 13.019/2014 e cujo objeto social seja, preferencialmente, o mesmo da entidade extinta;
3. escrituração de acordo com os princípios fundamentais de contabilidade e com as Normas Brasileiras de Contabilidade.
b) comprovação de existência da Organização da Sociedade Civil pelo tempo mínimo de dois anos, com cadastro ativo, por meio de documentação emitida pela Secretaria da Receita Federal do Brasil, com base no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica - CNPJ;
c)    Comprovação de que a Organização de Sociedade Civil funciona no endereço por ela declarado;
d)      Cópia autenticada da Ata de eleição e posse da atual Diretoria;
e)      Cópia Autenticada dos Documentos de Identidade (RG) e CPF do Presidente e do Tesoureiro da Organização de Sociedade Civil;
f)       Cópia do comprovante de residência do Presidente e do Tesoureiro da Organização de Sociedade Civil;
g)      Comprovante de inscrição da Organização de Sociedade Civil junto ao Conselho Municipal a que está vinculada;
h)      Certidão Negativa do Tribunal de Contas do Estado (TCE) da Organização da Sociedade Civil;
i)        Certidão Negativa do Tribunal de Contas do Estado (TCE) do(s) dirigente(s) da Organização da Sociedade Civil (Presidente e Tesoureiro);
j)        Certidão de regularidade de prestação de contas expedida pelo setor de contabilidade do município;
k)      Certidão Negativa de Débitos Relativos aos Tributos Federais e à Dívida Ativa da União, junto à Receita Federal do Brasil (Certidão Unificada);
l)        Certidão Negativa de Débitos da Fazenda Pública Estadual do Estado do Paraná;
m)    Certidão Negativa de Débitos Tributários Municipais da Organização de Sociedade Civil;
n)      Certidão Negativa de Débitos Tributários Municipais do(s) dirigente(s) da Organização de Sociedade Civil (Presidente e Tesoureiro);
o)      Certificado de Regularidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) junto a Caixa Econômica Federal;
p)      Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas – CNDT;
q)      Declaração com firma reconhecida, nos termos do ANEXO II, declarando que os dirigentes ou controladores da Organização de Sociedade Civil não são:
1)      Membros do Poder Executivo Municipal ou do Poder Legislativo Municipal;
2)      Cônjuges, companheiros e parentes em linha reta, colateral ou por afinidade até o 3º grau de membro do Poder Executivo Municipal, de Secretários Municipais ou de membro do Poder Legislativo Municipal;
3)      Servidores públicos vinculados ao Poder Executivo Municipal ou do Legislativo Municipal;
4)      Cônjuges, companheiros e parentes em linha reta, colateral ou por afinidade até o 3º grau de servidor vinculado ao Poder Executivo Municipal ou do Legislativo Municipal.
r)       Declaração com firma reconhecida, de não enquadramento na Lei Municipal nº 4.288/2014, conforme Modelo ANEXO III;
s)     Certidão Negativa de Distribuição, de 1ª e 2ª instâncias, emitida pelas justiças estadual e federal, referente às ações e execuções criminais do(s) dirigente(s) da organização da sociedade civil dos Estados da federação onde tenha(m) residido nos últimos cinco anos;
t)      Certidão Criminal da Justiça Militar Federal (residência nos últimos 5 (cinco) anos) para aqueles que pertençam ou tenham pertencido ao quadro de servidores da Polícia Militar (caso não se enquadre nessa hipótese, deverá assinar Declaração conforme Modelo ANEXO IV);
u)      Certidão Criminal da Justiça Militar Estadual (residência nos últimos 5(cinco) anos) para aqueles que pertençam ou tenham pertencido ao quadro de servidores da Polícia Militar (caso não se enquadre nessa hipótese, deverá assinar Declaração, conforme Modelo ANEXO V);
v)      Certidão Criminal da Justiça Eleitoral;
w)    Certidão de Contas Julgadas Regulares Pessoa Física do Tribunal de Contas da União;
x)      Certidão de Contas Julgadas Regulares Pessoa Física do Tribunal de Contas do Estado do Paraná;
y)      Certidão do Conselho Nacional de Justiça do Cadastro Nacional de Condenações Nacionais Civis por ato de improbidade – CNIA;
z)      Certidão do Tribunal de Justiça do Estado (residência nos últimos 5 (cinco) anos) se ocupou cargo de Deputado Estadual, Vice-Governador do Estado, Prefeito, Secretário de Estado, Juiz de Direito, Juiz de Direito Substituto, membro do Ministério Público (caso não se enquadre em nenhuma das hipóteses, deverá assinar declaração conforme Modelo ANEXO VI).

Poderão ser exigidos outros documentos que se apresentarem necessários.

Serão dispensadas do atendimento ao disposto nos incisos I e III, do artigo 33, da Lei Federal nº 13.019/2014, as organizações religiosas.

As sociedades cooperativas deverão atender às exigências previstas na legislação específica e ao disposto no inciso IV, do artigo 33, da Lei Federal nº 13.019/2014, estando dispensadas do atendimento previstos nos incisos I e III, do mesmo artigo e da mesma Lei.

A CONFERÊNCIA DOS DOCUMENTOS APRESENTADOS PARA O CREDENCIAMENTO será atestada por servidor da Secretaria Municipal gestora da respectiva política, designado para essa finalidade.

Após a conferência será expedido CERTIFICADO DE CREDENCIAMENTO e será divulgada a relação das Organizações da Sociedade Civil, credenciadas que atenderam aos requisitos deste Edital.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

O preenchimento de todo o formulário deverá ser efetuado em letra de forma, sem rasuras ou digitado.

Havendo ALTERAÇÃO dos dados cadastrados, tais alterações deverão ser efetuadas de imediato junto à Secretaria Municipal em que estiver credenciada a entidade, sob pena de descredenciamento.


Carlos Alberto Vieira
Controlador Geral do Município


                     ANEXO I

                            

SOLICITAÇÃO DE CREDENCIAMENTO DAS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL SEM FINS LUCRATIVOS PARA PROCESSO DE SELEÇÃO PARA FORMALIZAÇÃO DE PARCERIA PÚBLICO-PRIVADAS COM A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL DE PARANAVAÍ


I – IDENTIFICAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL


 NOME DA ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL


CNPJ
ATIVIDADE DA ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL


TELEFONE

 

II – IDENTIFICAÇÃO DO SOLICITANTE


NOME


QUALIFICAÇÃO


CPF

RG
TELEFONE (DDD/Nº)

ENDEREÇO


TERMO DE RESPONSABILIDADE
Declaro estar ciente quanto a obrigatoriedade  do preenchimento de todas as informações solicitadas, comprometo-me a responde-las com fidelidade sob pena de não ser aceito o credenciamento.

LOCAL E DATA

ASSINATURA

 

III – RECEBIMENTO DO CADASTRO PELA SECRETARIA MUNICIPAL

Declaro haver recebido os documentos cadastrais da entidade.

Paranavaí, em, ----/----/-----.


_______________________________________
Assinatura




ANEXO II


(Timbre da Organização da Sociedade Civil)

DECLARAÇÃO DE NÃO PARENTESCO


A Entidade ___________________________, inscrita no CNPJ nº. ________________, com sede na Rua __________________, nº. ______, CEP ______________________, DECLARA, para os fins do disposto na Súmula Vinculante nº 13, editada pelo Supremo Tribunal Federal, Acórdão nº 2.745/2010 do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, Prejulgado nº 09 do Tribunal de Contas do Estado do Paraná que:

NÃO POSSUI como dirigentes ou controladores:

a) membros do Poder executivo do concedente dos recursos ou do Legislativo Municipal, bem como seus respectivos cônjuges, companheiros e parentes em linha reta, colateral ou por afinidade até o 3º grau;

b) servidor Público vinculado ao Poder Executivo do concedente dos recursos ou do Legislativo Municipal, bem como seus respectivos cônjuges, companheiros em linha reta, colateral ou por afinidade até o 3º grau.

Ainda, está ciente da obrigatoriedade de declarar ocorrências posteriores.

Para os fins desta declaração, consideram-se parentes:


Parente em linha reta
Parente colateral
Parente por afinidade (familiares do cônjuge).
1º grau
Pai, mãe e filho(a).

Padrasto, madrasta, enteado(a), sogro(a), genro e nora.
2º grau
Avô, avó e neto(a).
Irmãos.
Cunhado(a), avô e avó do cônjuge.
3º grau
Bisavô, bisavó e bisneto(a).
Tio(a) e sobrinho(a).
Concunhado(a).

Por ser verdade, assumo inteira responsabilidade pelas informações prestadas, estando ciente de que a declaração falsa está sujeita às penalidades previstas em lei.



Paranavaí, ____ de _____________ de 20____.




____________________________________________________________
Nome Completo e Assinatura do Responsável Legal pela Organização da Sociedade Civil







ANEXO III

(Timbre da Organização da Sociedade Civil)


DECLARAÇÃO




EU,_______________________________________________, portador(a) da carteira de identidade nº ____________________________, inscrito no CPF/MF sob nº ___________________________, ocupante do cargo de _______________________________, DECLARO, para os devidos fins, e sob as penas do art. 299 do Código Penal, que não me enquadro em nenhuma das vedações do art. 1º da Lei Municipal nº 4.288/2014. DECLARO ainda estar ciente de que a inserção de informação falsa ou de omissão de informação irrelevante ensejará na exoneração do cargo. 

Paranavaí ___, de ________________,de 20___.



________________________________________
PRESIDENTE
ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL



ANEXO IV


(Timbre da Organização da Sociedade Civil)

DECLARAÇÃO

Para efeitos de aplicação da Lei Municipal n°. 4.288/2014, alterada pela Lei Municipal n°. 4.391/2015, DECLARO, sob as penas da Lei, para o fim específico de nomeação e posse no cargo de Presidente -------------------------------------, que não pertenço e nem pertenci ao quadro de servidores da Policia Militar, não tendo sofrido nenhum processo perante a Justiça Militar, sendo nesse sentido desnecessária a apresentação da certidão de antecedentes perante a Justiça Militar Federal.


Paranavaí, _____de___________________de________.




Assinatura




Nome Legível: ________________________________
CPF_________________________________________
RG_______________________________________




ANEXO V


DECLARAÇÃO

Para efeitos de aplicação da Lei Municipal n°. 4.288/2014, alterada pela Lei Municipal n°. 4.391/2015, DECLARO, sob as penas da Lei, para o fim específico de nomeação e posse no cargo Presidente do --------------------------------------------------, que não pertenço e nem pertenci ao quadro de servidores da Policia Militar, não tendo sofrido nenhum processo perante a Justiça Militar, sendo nesse sentido desnecessária a apresentação da certidão de antecedentes perante a Justiça Militar Estadual.





Paranavaí, _____de___________________de________.


_____________________________________________
Assinatura




Nome Legível: ________________________________
CPF_________________________________________
RG__________________________________________


      

ANEXO VI


DECLARAÇÃO

Para efeitos de aplicação da Lei Municipal n°. 4.288/2014, alterada pela Lei Municipal n°. 4.391/2015, DECLARO, sob as penas da Lei, para o fim específico de nomeação e posse no cargo Presidente ------------------------------------------, que não ocupei e não ocupo cargo de Deputado Estadual, Vice-governador do Estado, Prefeito, Secretário de estado, Juiz de Direito, Juiz de Direito Substituto ou Membro do Ministério Público, sendo nesse sentido desnecessária a apresentação da certidão de antecedentes perante o Tribunal de Justiça do Estado.


Paranavaí, _____de___________________de________.



_____________________________________________
Assinatura




Nome Legível: ________________________________
CPF_________________________________________
RG__________________________________________


Fonte: Prefeitura Municipal de Esporte e Lazer


ASSOCIAÇÕES ESPORTIVAS SE REUNEM COM CONSELHEIRO DO CREF9/PR

Estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira (16/02) no Centro de Eventos em Paranavaí, membros da SEMEL e representantes das associações esportivas do Município  com o conselheiro do Conselho Regional de Educação Física-CREF/PR, Paulo Franzini.


O secretário Rafael Octaviano, dando abertura a reunião apresentou aos presentes o conselheiro.


Paulo Franzini, fazendo o uso da palavra, falou sobre o credenciamento das entidades junto ao CREF9/PR como empresas jurídicas e sobre o responsável técnico que cada associação deverá ter.

Na ocasião, Paulo Franzini  também parabenizou  a formação da equipe da SEMEL, que é composta por profissionais da área da Educação Física.



Fonte: Secretaria Municipal de Esporte e Lazer

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

PROJETO "CORRENTE DO BEM" ATENDERÁ A PISTA DE ATLETISMO DO COLÉGIO ESTADUAL NESSE SÁBADO, DIA 11 DE FEVEREIRO


Neste sábado (11/02) à partir das 08hs da manhã acontecerá mais uma ação do projeto "Corrente do Bem", dessa vez será na pista de atletismo do Colégio Estadual , onde serão feitos reparos na parte elétrica hidráulica afim de deixar o banheiro em condições de uso para população,  pintura dos meio fios, muros e edificação, assim como a instalação de uma ATI para a comunidade.
Venha você também fazer parte dessa Corrente!!!!


Fonte: Secretaria Municipal de Esporte e Lazer

SEMEL REALIZOU 2º EDIÇÃO DO PROJETO “VEM PRA RUA PARANAVAÍ” COM CAMINHADA ORIENTADA




Na tarde dessa quinta-feira (09/02) aproximadamente  100 pessoas se fizeram presente na Praça dos Pioneiros, onde 50 delas estiveram  participando da pesquisa e orientação relacionados a pratica de atividade física voltada a mudança de comportamento da população para hábitos de vida saudáveis, organizado pela Secretaria de Esporte e Lazer. Conforme gráfico abaixo, os bairros com maior representatividade foram:


          Esse fato nos faz pensar em novas pesquisas com o objetivo de identificar se é mais viável para o município descentralizar as práticas ou investir para a melhoria das já existentes.



O que nos leva a pensar em programas voltados a essa faixa etária em especial, pois a população de idades mais baixas possivelmente está envolvida em atividades esportivas, e/ou são frequentadores de academias particulares.
Dentre as atividades reportadas, destaca-se a caminhada, conforme o gráfico abaixo.




O predomínio da caminhada sobre outras atividades pode ser explicado em parte pela elevada faixa etária dos entrevistados, assim como do objetivo voltado para a promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida.

Dois fatores chamaram a atenção, o primeiro foi o fato de que 84% dos entrevistados não realizam acompanhamento nutricional orientado por um profissional especializado, O outro fator diz respeito a acompanhamento médico, 46% não realizam exames médicos, ou só o realizam quando de uma necessidade específica. Esses dados nos levam a crer que as atividades são realizadas por iniciativa própria, sem a identificação de valor inicial de treinamento, causando grande preocupação.

Dentre as melhorias para a Praça dos Pioneiros, sugeriram disponibilidade de banheiros, seguido de mais segurança, limpeza e higiene, e outras reivindicações como: bebedouros, projetos, arborização, melhoria no piso para a caminhada.

Segundo Rafael Octaviano, secretário de Esporte e Lazer “Esse projeto pautava-se em informações quanto aos benefícios da atividade física, definição de objetivos, metodologia a ser aplicada, e mecanismos de mensuração dessa melhoria. Ocorreu em pouco tempo, fruto do esforço de minha equipe de diretores, a custo zero para o município. Mais ações como essas serão realizadas em outras praças esportivas”.  Foram oferecidos também copos de água para a hidratação dos participantes.

Esse projeto contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Comunicação e Unimed Paranavaí.



Fotos:














Fonte: Secretaria Municipal de Esporte e Lazer

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

PRIMEIRA ETAPA DAS OBRAS DE REFORMA NO GINÁSIO NOROESTÃO ESTÁ EM FASE FINAL

As obras de reforma do ginásio esportivo Noroestão seguem em ritmo acelerado. Nesta quarta-feira (8), secretários da prefeitura visitaram o local para verificar o andamento das obras.

Segundo o responsável pela obra, Jamil Abou Nouh, da empresa Arenito Engenharia, a primeira parte da obra, que foi licitada, já está na fase final. “Foi uma obra fantástica de mais de três mil metros quadrados. A estrutura é imensa e necessita de várias etapas para que todo o ginásio seja reformado. Nessa primeira parte fizemos a ampliação da quadra, adequações conforme  a solicitação do Corpo de Bombeiros, acessibilidade para cadeirantes e toda a parte estrutural”, disse.


Para Jamil, a opção pela reforma é econômica e conserva um patrimônio do município. “O mais difícil que era mexer na estrutura para aumentar a quadra, já foi feito. Boa parte das arquibancadas foi arrancada para criar este espaço. Já foi investido mais de R$ 1 milhão, mas a obra é rentável, pois construir um novo ginásio custaria aproximadamente R$ 8 milhões. E como cidadão, fico feliz por ver o Noroestão com excelente estrutura mais uma vez. Valeu a pena conservar o ginásio”, completou.

Para o secretário de Esportes e Lazer do município, Rafael Octaviano, o ginásio voltará a receber grandes jogos. “Ficamos felizes por ver a obra em pleno andamento, mas temos que ter alguns cuidados. Quando for entregue, poderemos ter jogos futsal e handebol, coisa que não era possível antes. Vamos dar condições para que as modalidades esportivas de alto rendimento consigam desenvolver suas atividades no ginásio. Depois de pronto, vamos precisar comprar equipamentos, outra coisa que vai nos demandar recursos. Para jogos oficiais, ainda precisamos regularizar algumas situações, mas já tivemos um grande avanço”, afirmou.

  Mas vale ressaltar que apesar da reforma estrutural estar praticamente concluída, ainda são necessárias reformas nos vestiários, pintura interna e externa, cabines de transmissão,entre outras demandas que não estão previstas nesta primeira etapa.

   Para o secretário de Desenvolvimento Urbano, Darlan Alves, a parte já realizada resolve alguns problemas históricos, mas faltam algumas coisas. “O projeto de reforma total do ginásio é muito grande e de excelente qualidade. Porém, a prefeitura recebeu praticamente um quarto dos recursos necessários. Quando finalizada esta etapa, vamos entrar em contato com deputados para conseguir viabilizar a verba. É praticamente impossível a prefeitura resolver isso com recursos próprios. O valor é muito alto e, além disso, temos outras demandas a serem atendidas. Precisamos correr atrás dos recursos e, no momento, é mais uma questão política do que técnica”, explicou Darlan.



Fonte: Prefeitura Municipal de Paranavaí